Blog Finlandek


Hygge: conforto e bem-estar ao estilo dinamarquês



decoracao-quarto-hygge-finlandek (1)

Já ouviu falar em Hygge? Essa pequena palavra de origem dinamarquesa não tem uma tradução exata para o português, mas engloba uma série de significados relacionados à cultura daquele país. Para além da estética, o hygge (pronuncia-se “hu-ga”) diz respeito a um estilo de vida que envolve bem-estar e aconchego, por isso se popularizou no restante do mundo.

Origem do hygge

Os países escandinavos sofrem com invernos rigorosos e dias mais curtos. Com o tempo, a própria população foi encontrando recursos para deixar a vivência caseira muito mais confortável. A ideia era implementar no dia a dia algumas situações ou rituais, que favorecessem os bons momentos. Naturalmente, esse conceito contagiou a maneira de morar, e por consequência, a decoração dos lares nórdicos.

Como incorporar o hygge na decoração em 4 passos

Os dinamarqueses associam o hygge a ambientes aconchegantes, aquecidos e iluminados na medida certa, ou seja, é uma atmosfera que conversa com todos os sentidos. O receber também é parte essencial da experiencia hygge, além dos rituais de autocuidado e o consumo de pratos saborosos e bebidas quentes.

1. Crie um cantinho relax

Considere ter em casa um espaço preparado para os momentos de relaxamento. Pode ser um cantinho de leitura com uma poltrona bem confortável e luz indireta, uma rede na varanda em meio aos vasos de plantas ou uma cama bem feita com jogos de cama perfumados e macios. Durante o outono e o inverno mantenha mantas sempre por perto, além de  tapetes para deixar o ambiente mais aconchegante. Prefira sempre a iluminação difusa e quente dos abajures para complementar (vale até acender algumas velas também). Finalize o cenário com uma fragrância de ambientes suave e calmante.

2. Tenha um ritual de autocuidado

Aconchego também tem relação com a maneira que experimentamos os espaços do nosso lar. Por isso, reserve um tempinho do seu dia em casa para fazer algo tranquilo, simples e que realmente te faça feliz. Use o momento para meditar, escutar uma música nostálgica, tomar um chá quentinho, ler o seu livro favorito ou assistir aquela série que está na sua lista há tempos.

3. Transforme sua casa em um ponto de encontro entre amigos

Hygge fala de acolhimento e nada é mais prazeroso do que passar o tempo rodeado de pessoas amadas. Prepare para seus convidados uma refeição gostosa, acompanhada de uma bebida reconfortante de sua preferência. Aproveite o momento para botar o papo em dia, dar risada e criar novos momentos.

4. Tenha peças com significados

Móveis de família, garimpos de valor sentimental, lembranças de viagem… tudo isso tem espaço na decoração de quem segue o estilo hygge de viver. Envolva-se de tudo aquilo que mais gosta e tenha algum significado especial!

decoracao-quarto-hygge-finlandek (4)

decoracao-quarto-hygge-finlandek (2)



Conteúdo ofererecido por:


Você Gostou?



Veja Mais Assuntos Relacionados