Blog Finlandek


Crumble de figo: doce irresistível que tem a cara do outono



baixa_8701

O crumble é uma sobremesa inglesa muito tradicional e deliciosa que lembra uma torta “desconstruída”. Ela é feita com uma base de compota ou frutas frescas coberta por uma farofa feita com manteiga, farinha e açúcar. Depois de ir ao forno, a massa fica bem crocante, mas esfarela com facilidade revelando o recheio doce e suculento das frutas assadas. E é daí que vem o seu nome! Em inglês, a palavra crumble significa algo como (“esmigalhar” ou “desmoronar”). Geralmente, o prato é servido ainda quente acompanhado de sorvete ou creme inglês. Por isso é um doce perfeito para acompanhar um cafézinho em um fim de tarde de outono.

A sobremesa foi criada na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial, ela era uma alternativa aos bolos e tortas que levavam uma quantidade muito maior de ingredientes. Com o tempo, o crumble se popularizou justamente por ser um prato adaptável, rápido e simples de fazer. Quer aprender? Confira o passo a passo de um saboroso crumble de figo para incrementar o seu cardápio semanal:

Ingredientes

Recheio:

  • 6 a 10 figos grandes
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1/4 colher de chá de canela em pó

Massa:

  • 300g de farinha de trigo peneirada
  • Uma Pitada de sal
  • 175g de açúcar mascavo
  • 200g de manteiga sem sal

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

2. Coloque a farinha e o açúcar em uma tigela grande e misture bem. Aos poucos, incorpore a manteiga aos secos até que a mistura ganhe a consistência de farofa (use os dedos para esfarelar).

3. Corte os figos em rodelas. Coloque-os em uma tigela e polvilhe com açúcar e canela. Mexa com cuidado para não despedaçar a fruta.

4. Unte uma forma ou um refratário de 24 cm. Coloque as frutas e cubra-as com a massa de manteiga.

5. Leve ao forno por 40-45 minutos até que a massa esteja dourada e crocante e a mistura de frutas borbulhe.

Utensílios para preparar e servir o seu Crumble

A Finlandek conta com acessórios ideais para o preparo de doces e bolos. Espátulas, fouets, luvas e peneiras são apenas alguns dos itens disponíveis que são essenciais na cozinha de qualquer doceiro ou doceira.

baixa_8705

baixa_8709

baixa_8715



Conteúdo ofererecido por:


Você Gostou?



Veja Mais Assuntos Relacionados