Mesa de Jantar Japonês
Pensando em sair da rotina e inovar o cardápio do jantar? Então, que tal buscar inspiração na culinária oriental para preparar um jantar japonês clássico, com direito a mesa decorada na medida para a ocasião? Tendo em mãos utensílios tradicionais, receitas simples e bons ingredientes, a tarefa – que à primeira vista, parece complicada demais – se transformará em uma atividade prazerosa e até mesmo, recorrente! Confira as dicas da Finlandek e divirta-se:
Utensílios japoneses
Investir em um bom aparelho de jantar japonês é essencial. Afinal, a beleza das formas e materiais das peças, muitas delas de design milenar, é parte importante da experiência gastronômica. Já reparou que nos restaurantes japoneses, os alimentos são todos servidos em recipientes separados? Até mesmo os combinados de sushis e sashimis respeitam uma certa ordem de disposição para que os sabores não se misturem. Por isso, na hora de colocar a mesa, use a abuse dos bowls, travessas e pratinhos. Mini bandejas são perfeitas para colocar as guarnições opcionais, como o gengibre e a raíz forte, enquanto o shoyo pode ser servido em garrafas ou potes pequenos individuais. E é claro que os hashis não poderiam ficar de fora da produção! Equivalentes aos talheres na cultura japonesa, arrematam a mesa com um charme todo especial.
Cores que evocam a cultura japonesa
Na hora de decorar a mesa, é bacana incluir detalhes que dialoguem com a cultura oriental. Brincar com a composição de cores é uma boa maneira de concretizar essa ideia sem cair em clichês e exageros. A louça preta com adornos vermelhos, por exemplo, remete à elegância e ao tradicionalismo próprios do povo japonês, enquanto os sousplats de formas orgânicas recortadas lembra mandalas.
Conteúdo ofererecido por:
