Blog Finlandek


Tipos de panelas: conheça os modelos e veja como conservá-las



Tem dúvidas de qual panela comprar? Então, te contamos detalhes sobre os tipos de panelas e dicas de conservação para te ajudar a escolher o melhor modelo. Confira! 

tipos-de-panelas

 

De diversos modelos e materiais, as panelas estão cada vez mais se destacando em relação aos outros utensílios domésticos, já que também fazem parte do projeto de decoração da cozinha. Opções em alumínio, ferro, aço inox, vidro e revestimentos antiaderentes, estão à nossa disposição para escolhermos as melhores opções. Listamos os benefícios de cada uma para te ajudar a selecionar o melhor modelo. Confira:

Panela de alumínio

Facilmente encontradas nas lojas de utensílios domésticos, as panelas de alumínio são leves e distribuem bem o calor durante a preparação do alimento. Na hora de cozinhar, não raspe o fundo porque quando o material é arranhado, libera metais tóxicos que podem contaminar o alimento. Por isso, a dica é mexer a comida com colheres de silicone. Prefira uma esponja macia para higienizar a peça após o uso e seque bem antes de guardar. É importante também não polir internamente!

Panela de ferro

Super resistente, a panela de ferro conserva melhor a temperatura dos alimentos, mas prefira não guardar comidas prontas para evitar oxidação da peça. Na hora da limpeza, deixe de lado as esponjas de aço e prefira as macias. É preciso secar muito bem antes de guardar!

Panela de inox

Quem tem uma panela de inox deve ficar atento durante o preparo dos alimentos, já que ela aquece com rapidez. Se você queimou o fundo, tem solução! Basta colocar água pela metade da panela, misturar sal ou vinagre e deixar ferver alguns minutos para clareá-la. Na hora da limpeza, prefira uma esponja macia e detergente neutro para conservar sempre o brilho original.

Panela de vidro

As panelas de vidro não transferem resíduo algum para os alimentos e esquentam rapidamente. Para evitar manchas na peça, não leve a panela vazia ao fogo. Uma limpeza com esponja macia e detergente neutro deixará sua panela limpinha e pronta para uso novamente.

Panela antiaderente

Com várias opções de cores e modelos, as panelas antiaderentes possuem um revestimento capaz de impedir que os alimentos grudem. É necessário mexer os alimentos com colher de silicone para evitar arranhar o fundo. Antes de utilizá-la pela primeira vez, com ajuda de um papel toalha, passe azeite no fundo da panela. Dessa forma, você estará aumentando a vida útil da peça.

Se você perceber que o antiaderente está descamando, é necessário trocar a peça imediatamente, já que as partículas do revestimento poderão contaminar os alimentos.

 

Tags:           


Conteúdo ofererecido por:


Você Gostou?



Veja Mais Assuntos Relacionados